quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O QUE É ALZHEIMER ?

O vídeo apresentado a seguir foi retirado do site www.aboutalz.org,este site tem como objetivo informar e ensinar ao publico de maneira clara e ilustativa aspectos da doença. Esperamos que o vídeo tenha servido de complemento para o post anterior. Agradecemos as visitas e comentários e pedimos para que continuem dando opiniões sobre os posts para que de forma progressiva melhoremos nosso blog. Até mais.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA

O mal de Alzheimer é uma doença hereditária, degenerativa, que produz atrofia progressiva do cérebro. Ela acomete os neurônios, células responsáveis pelas funções do cérebro, e por um motivo ainda desconhecido, toxinas começam a se depositar nessas células impedindo que o cérebro trabalhe normalmente.







Mais frequente depois dos 60 anos, a doença atinge principalmente a região de memorização do cérebro. Produz perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar e se comunicar. Além disso, é responsável por alterações no comportamento levando a demência.



Atualmente em todo o mundo existem cerca de 17 a 25 milhões de portadores de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto de doenças que afetam a população de idosos. Esta doença prejudica a relação de socialização da pessoa com a sociedade e seus familiares e seu avanço torna a pessoa dependente como um bebê.


    Infelizmente ainda não se descobriu a cura e também não há um exame específico para detectar este problema. O diagnóstico do Alzheimer é feito através da exclusão de outras doenças que apresentam quadros demenciais tais como traumatismo craniano, tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais entre outros.




Referências bibliográficas:

www.alzheimermed.com.br
www.abcdasaude.com.br
catalog.nucleusinc.com



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BOAS VINDAS

Bem Vindos !!!

Somos alunas do curso de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). A disciplina de Bioquímica/Biofísica nos proporcionou a oportunidade de tratar sobre a doença de Alzheimer.
No Brasil esta doença tem sido pouco divulgada apesar de sua gravidade, e sabemos o quanto ela interfere nos relacionamentos familiares. Através deste blog visamos informar e orientar a população sobre :

-O que é o mal de Alzheimer;
-Possíveis causas;
-Fases e sintomas;
-Tratamentos e prevenção;
-Grupos de apoio;

As postagens serão feitas pelas alunas:

Danielle Maciel Sousa
Fernanda Amorim Patricio
Laryssa Mayara da Silva Costa
Tamires Haniery de Sousa Silva
Winnie Lorena Novais Monteiro

Desde já agradecemos sua visita!