quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA

O mal de Alzheimer é uma doença hereditária, degenerativa, que produz atrofia progressiva do cérebro. Ela acomete os neurônios, células responsáveis pelas funções do cérebro, e por um motivo ainda desconhecido, toxinas começam a se depositar nessas células impedindo que o cérebro trabalhe normalmente.







Mais frequente depois dos 60 anos, a doença atinge principalmente a região de memorização do cérebro. Produz perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar e se comunicar. Além disso, é responsável por alterações no comportamento levando a demência.



Atualmente em todo o mundo existem cerca de 17 a 25 milhões de portadores de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto de doenças que afetam a população de idosos. Esta doença prejudica a relação de socialização da pessoa com a sociedade e seus familiares e seu avanço torna a pessoa dependente como um bebê.


    Infelizmente ainda não se descobriu a cura e também não há um exame específico para detectar este problema. O diagnóstico do Alzheimer é feito através da exclusão de outras doenças que apresentam quadros demenciais tais como traumatismo craniano, tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais entre outros.




Referências bibliográficas:

www.alzheimermed.com.br
www.abcdasaude.com.br
catalog.nucleusinc.com



3 comentários:

  1. Gostei muito desse post! Principalmente das comparações. Continuem assim!!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa de vcs! Os familiares poderão obter informações mais detalhadas e assim aprender a conviver melhor com esta doença.
    Estarei sempre visitando este blog para conhecer mais sobre este assunto.
    Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post e o conteúdo do blog, muito bem redigido, vocês estão de parabéns pela iniciativa.
    Vou visitar sempre!
    Parabéns.

    ResponderExcluir