sábado, 3 de dezembro de 2011

Alzheimer e Entretenimento


O mal de Alzheimer, sendo um tema tão atual, ganha um enorme espaço a cada dia nos assuntos e no cotidiano das pessoas, sejam elas leigas ou renomados cientistas. Tal fenômeno se dá pelo fato da doença vir se tornando algo bem mais comum. Hoje, há sempre “aquele” amigo ou vizinho que lida com o problema por possuir alguém, sobre seus cuidados, que possua a doença.

O propósito, ao trazer este tema na postagem é para você que nunca tenha tido contato com alguém com o mal de Alzheimer ou deseja saber um pouco mais dos sintomas e aspectos comportamentais, foram separados três filmes, de diferentes gêneros e que foram sucessos nos cinemas do mundo inteiro, e que direta ou indiretamente retratem o problema.

O primeiro e mais recente filme, chama-se Amizade Colorida, é uma comédia romântica ao qual se tem o problema de modo secundário, pois o pai de Dylan (Justin Timberlake), conforme nos mostra o filme, sofre com a doença, que já permite o idoso sair de casa sem as calças e esquecer pessoas próximas, como seu filho.

O segundo filme chama-se Planeta dos Macacos- A Origem e trata-se de uma ficção científica, em que um cientista, vivido pelo ator James Franco, busca a cura do mal de Alzheimer, doença que acomete a saúde do seu pai. Após uma tentativa frustrada de apresentação do medicamento, Will Rodman, o cientista, decide levar o remédio para casa e aplicar no seu pai, pois ele já não suporta ver o declínio cognitivo de alguém tão querido. No entanto, tal droga possui um efeito positivo, só que Will vê que é temporário, pois em seres humanos ela tem um poder muito mais destruidor do que se possa imaginar.

O terceiro filme, O Diário de uma Paixão, é um drama romântico que conta a história de um casal na qual a mulher sofre do Mal de Alzheimer, então seu esposo, muito apaixonado, resolve pegar o diário da amada e passa a contar a ela toda trajetória que eles viveram juntos, que tratava-se de uma linda história de amor que ela mesma, em outros tempos, havia confidenciado ali.

Tais filmes, apesar de suas particularidades, possuem pontos comuns. Em todos eles fica evidente o sofrimentos das famílias pelo estado em que o idoso se encontra, o que nos mostra que a doença envolve muito mais do que se possa imaginar, pois não afeta só o doente, mas, principalmente, as pessoas que convivem com estes indivíduos e que possuem vínculos afetivos com eles. Notar como a doença se desenvolve e onde ela pode chegar, também são importantes fatores a seres observados nestes filmes Há ainda inúmeros filmes não citados aqui, mas que retratam a doença e que valem a pena assistir.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.google.com.br/imgres?q=cinema&start=124&um=1&hl=pt-BR&biw=1228&bih=783&tbm=isch&tbnid=CHBl0KfS8_I4gM:&imgrefurl=http://www.sobralportaldenoticias.com/v1/category/cinema/&docid=QOl94x77udSbJM&imgurl=http://www.sobralportaldenoticias.com/v1/wp-content/uploads/2011/06/cinema1.jpg&w=302&h=320&ei=xU3bTsD3BIni0QHlwa37DQ&zoom=1&iact=rc&dur=413&sig=110493786008225170599&page=6&tbnh=123&tbnw=116&ndsp=25&ved=1t:429,r:11,s:124&tx=48&ty=66

http://www.adorocinema.com/filmes/ Em: 03 de dezembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário