quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Relação entre obesidade e o Mal de Alzheimer

Pesquisa feita em uma Universidade em Los Angeles mostrou um padrão de volume cerebral reduzido em portadores de uma sequência de DNA específica, localizada dentro do gene associado com massa gorda e obesidade. Chamado FTO este gene leva as pessoas a comerem em excesso.
 A redução cerebral apresentou uma média de redução de 8% no tecido do lobo frontal do cérebro responsável pela tomada de decisões complexas, e de 12% nos lobo occipital responsável pelo processamento de imagens.
A presença deste gene alelo está relacionado com a circunferência abdominal, entretanto ainda não foi identificado o mecanismo responsável pela atrofia cerebral causada pelo alelo.

Regiões do cérebro evidenciando seus lobos.

A obesidade causa danos a vasos sanguíneos cerebrais, levando a morte de células que podem causar demência. Além disso é um fator de risco para declínio cognitivo e surgimento de várias doenças como diabetes, hipertensão entre outros. Entretanto, o que os cientistas afirmam é que a variedade genética deste gene alelo pode contribuir para a degeneração cerebral e surgimento do Mal de Alzheimer.


Referências bibliográficas:
-www.revistarx.com.br
-www.veja.abril.com.br
-www.corposaun.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário