sábado, 3 de dezembro de 2011

Chá Verde pode ser um aliado no combate contra Alzheimer


O mal de Alzheimer, sendo um tema extremamente explorado por pesquisadores do mundo inteiro, trouxe para nós uma informação muito importante. Trata-se de sua relação com o chá verde, que, segundo um estudo japonês, pode ser um grande aliado na prevenção da doença.

Este grupo de pesquisadores japoneses contatou em um experimento com ratos que o extrato do chá, pelo menos quando composto em sua maioria por catequina (63%) e substâncias como epicatequina, epigallocatequina e epicatequina gallate em menores porcentagens, teria um alto poder antioxidante, capaz de combater o acúmulo da proteína beta amilóide (causadora da doença, como enfatizado em postagens anteriores) e melhorar o desempenho mental de quem o consome. Não foi informado se o propósito inicial do projeto se referia a doença.

Tal experimento procedeu-se da seguinte maneira: foram divididos dois grupos de ratos, aleatoriamente selecionados, nos quais o primeiro grupo serviria para que fosse feito o controle e o outro receberia o extrato. Posteriormente, ambos os grupos receberam uma dosagem de beta amilóide e foram colocados em um labirinto. No entanto, o grupo que teria recebido o chá, mostrou-se mais ágil e mais eficiente, no que se refere á capacidade cognitiva. Tal grupo apresentou ainda uma maior resistência à proteína injetada.

Baseados nisto, pesquisadores que desenvolveram o projeto, acreditam que o consumo de chá verde por humanos, a longo prazo, pode ajudar a manter distante o mal de Alzheimer, mesmo que ainda não se saiba se os resultados seriam os mesmos obtidos em ratos.

Segundo a pesquisa, caso este experimento tenha o mesmo resultado, seria necessária uma quantidade próxima a três litros do referido chá por dia, caso não se levasse em conta os outros alimentos com propriedades antioxidantes que se ingere diariamente.

O consumo do chá verde no mundo ainda é pequeno, no entanto, vem crescendo a cada dia.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:

Jornal de Bioquímica Nutricional
Publicado em linha à frente de impressão, DOI:

"Green tea catechins prevent cognitive deficits caused by A-beta-1-40 in rats"

Autores: Abdul M. Haque, M. Hashimoto, M. Katakura, Y. Hara, O. Shido

file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Meus%20documentos/Downloads/cha.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário