sábado, 29 de outubro de 2011

POSSÍVEIS CAUSAS E FATORES DE RISCO

Do ponto de vista neuropatológico a doença está relacionada a acumulação da proteína β-amilóide que,por conta desse acúmulo, originam-se as placas neuríticas ou senis, que são alterações extracelulares dos neurônios, a β-amilóide é uma proteína específica de amilóide (derivada de uma proteína maior a PPA-proteína precursora de amilóide).


A doença também está ligada aos emaranhados neurofibrilares que se alojam no meio intracelular, e tem como principal componente da sua estrutura a proteína tau, que é responsável por estabilizar os microtúbulos dos axônios (responsáveis pela manutenção e formação dos contatos interneuronais).






Quando a proteína tau sofre hiperfosforilação seu funcionamento é alterado, nesse caso a proteína pode ser diferenciada em um paciente com DA, se comparado a uma pessoa que não tem a doença.
Em pacientes com a doença nota-se a perda de neurônios colinérgicos, que são relacionados a aprendizagem e memória. Ocorrendo também uma redução dos marcadores colinérgicos, sendo que a colina acetiltransferase e a acetilcolinesterase tiveram sua atividade reduzida no córtex cerebral de pacientes portadores da doença de Alzheimer.








Há fatores que podem ser considerados de risco dentre eles destacamos :


1- A idade:
Quanto maior a idade maior é a probabilidade de adiquirir a doença e seu agravamento. Aos 80 anos a incidência do mal é de aproximadamnete de 20 %, já aos 85 anos a procentagem sobe para 40% em apenas 5 anos a probabilidade de adquirir a doaença dobra.
Tambem é importante destacar que a população mundial e do Brasil esta ficando mais velha e com o aumeto da expectativa de vida da população, resulta em uma maior prevalência da doença.


Gráfco- Proporção de idosos
(População com mais de 60 anos, em % da população total)
azul = Mundo; marrom = América Latina; vermelho = Países mais desenvolvidos; verde = Países menos desenvolvidos; amarelo = Brasil. Fonte: ONU.





2- Sexo
Não é comprovado, mas idicios mostram um maior predomínio de mulheres com DA, porém a expectativa de vida delas em relação aos homens também é maior.
3- Traumatismo Craniano
Pessoas que sofrram traumatismo craniano tem uma tendencia maior de desenvolver a demencia, porém não há estudos específicos que comprovem isso.
4- Herança genética
Pessoas que tem histórico de alzheimer na familia, correm um risco maior de desenvolver DA.
5- Escolaridade
O analfabetismo e a baixa escolaridade estão relacionadas a prevalência da DA.
6- Síndrome de down
O portador da síndrome desenvolve as características clínicas e histopatológicas do alzheimer, inclusive a deposição de beta-amilóide, e o gene para a PPA está localizado no cromossomo 21, o mesmo afetado pelo Donw.
7- Teoria Tóxica
Principalmente de pessoas que tiveram contato com alumínio, sendo estudados também o alcool, chumbo, solventes organicos entre outros, podem futuramente desenvolver a doença.




Referências bibliograficas:
-livro “Doença de Alzheimer- Manual do cuidador”
-www.alzheimermed.com.br
-www.drauziovarella.com.br
-www.scielo.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário