terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROTEÍNA GM-CSF E O ALZHEIMER



A substância GM-CSF é uma proteína produzida pelo sistema imunológico de pessoas com artrite reumatóide. Esta, é uma doença crônica e sua causa ainda é desconhecida, sua principal característica é a inflamação das articulações.
Uma pesquisa realizada por cientistas dos Estados Unidos afirma que a proteína GM-CSF pode ajudar na prevenção do mal de alzheimer.
Em estudos anteriores, se acreditava que estas pessoas com artrite reumatóide tinham menos tendência a desenvolver a doença por causa do uso de antiinflamatórios não-esteróides (AINEs).
Porém, na pesquisa realizada na Universidade da Flórida, foi contesta esta tese.Nos estudos foram usados camundongos geneticamente alterados com problemas de memória.Alguns camundongos receberam tratamento com a proteína GM-CSF e outros ratos com placebo (substância inerte ou inativa que se atribuem certas propriedades, como a cura de uma doença).
Após 20 dias de estudos, os camundongos que receberam a proteína tiveram uma melhora considerável nos testes de aprendizagem e memória, e os outros ratos não apresentaram melhoras.
Os cientistas acreditam que a proteína contribui para a formação de migroglias. Estas microglias são células especiais encontradas no sangue ao redor do cérebro e ajudam no combate de placas encontradas em pessoas com alzheimer. As células especiais funcionam como um tipo de "catador", vão até as áreas danificadas e retiram toxinas.

À esquerda cérebro de camundongo saudável e á direita cérebro comprometido.

A beta-amilóide(substância que forma placas características da doença) foi diminuida pela metade nos cérebros tratados com GM-CSM, e também foi observado um aumento das conexões das células nervosas nos cérebros dos camundongos.
"Resultados positivos em camundongos são o primeiro passo importante em qualquer tratamento novo. É animador ver que a equipe já está planejando o próximo passo crucial, que é o teste com pessoas"-Simon Ridley.
Os cientistas ainda estudam e afirmam que a Leukine(versão sintética da proteína) já foi aprovada pelas autoridades de saúde americanas e é nítido que estes estudos podem ser um grande avanço em questões intrigantes relacionadas a doença.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?35
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=5064&ReturnCatID=1770
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/08/100823_alzheimer_artrite_dg.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário