terça-feira, 18 de outubro de 2011

FASES DA DOENÇA

Em que fase está a doença?Esta pergunta é frequentemente feita pelos cuidadores e familiares do paciente. Estatísticas mostram que a maioria dos pacientes(aproximadamente 95%) falecem nos primeiros 5 anos, porém, foram registrados casos com 10, 15, 20 anos ou mais de evolução




-FASE INICIAL
Esta é uma fase crítica e delicada pelo fato de que após determinados os sintomas os familiares acreditam que seja apenas um processo natural do envelhecimento e deixam evoluir sem procurar ajuda médica. É fato que ainda não exista um tratamento curativo para a doença, entretanto, um diagnóstico precoce é fundamental para o retardamento do aparecimento de complicações físicas e pisíquicas, logo, é fundamental que esta fase seja valorizada.Na teoria, esta fase dura aproximadamente de 2 a 4 anos. No começo as alterações são lentas, especialmente para os pacientes de bom nível intelectual e social, esses se adaptam com mais facilidade à algumas deficiências.A primeira marca e a mais característica é o comprometimento da memória recente e fixação, essas são falhas esporádicas que causam no indivíduo e familiares um sentimento de normalidade.


Ocorre também episódios de desorientação espacial, e a associação frequente de sintomas depressivos com a doença está comprovada.
Dois grupos comportamentais são observados, um pela apatia, passividade e desinteresse e o outro um comportamento mais agressivo e egoísta.
Essas alterações são dadas porque o indivíduo percebe suas dificuldades, que se agravam e não apresentam melhoras.
Esta fase é difícil também para quem convive com o paciente, em virtude de explosões,mudanças bruscas dos costumes e comportamentos que causam nas pessoas em volta um sentimento de angustia.
É presente também neste estágio uma dificuldade de comunicação e distúrbios do sono marcando a fronteira na passagem para a fase intermediária.





-FASE INTERMEDIÁRIA
Esta fase é caracterizada fundamentalmente pelo agravamento dos sintomas presentes na fase inicial e pode durar de 3 a 5 anos. Há também nesta fase um comprometimento das atividades instrumentais e operativas, perda do poder de expressão pela fala e pela escrita, perda de compreensão da palavra falada ou escrita, sem alteração nos órgãos vocais(afasias), incapacidade de executar os movimentos apropriados para as atividades cotidianas(apraxias) e também ocorre perda do poder de reconhecimento perceptivo sensorial, visual, táctil, visual, etc.

É comum os pacientes apresentarem quadros de agitação, alucinações, dificuldade de reconhecer cuidadores e familiares, desenvolvimento de atividades sem objetivos, ilusões, total desorientação de tempo e espaço, repetição de palavras, textos sem nexo, grande sentimento de possessividade, confabulação(falar só), tremores e movimentos involuntários.
Dever ser advertido que apesar de essas manifestações possam apenas ser características da doença, deve-se fazer a distinção entre a evolução da doença e a presença de doenças subjacentes que possam estar ocorrendo.Esta fase exige do cuidador tempo e paciência pois pela perca da fala, as perguntas devem ser claras e sucintas, exemplo: "Você quer uma maçã?".
Nesta fase há um total estado de dependência e a pessoa não mais sobrevive sozinha.





-FASE FINAL
A evolução da doença costuma ser mais rápida quando ela se instala mais cedo.
A duração desta fase varia de acordo com alguns fatores como: cuidados preventivos, medicamentos adequados e boa orientação da família. Nesta fase a memória antiga se mostra bastante prejudicada ou totalmente comprometida , convulsões, indiferença ao ambiente, aparecimento de incontinência urinária e fecal, quedas acidentais com fraturas se tornam mais frequentes, os indivíduos podem até não se reconhecerem se colocados em frente ao espelho, se não houver um cuidado minucioso podem aparecer ulceras por pressão devido a grande permanência em poltronas ou em leitos. A marca para a fase terminal é o caminho para um acamamento e suas complicações.


-FASE TERMINAL
Esta fase é caracterizada pela restrição durante quase todo o tempo no leito. Os indivíduos adotam uma posição onde, os membros inferiores não se movem, os superiores adotam uma posição junto ao tórax e a cabeça pende em direção ao peito.

É consequentemente maior o aparecimento de úlceras, total incontinência fecal e urinária e só há resposta a estímulos dolorosos, estado vegetativo.
A alimentação é feita por sucção ou muitas vezes é necessário o uso de alimentação enteral. Nesse estágio a falência é questão de tempo devido a processos infecciosos.






É importante ressaltar que esta divisão tem efeito didático e demonstrativo, não há fronteiras precisas e bem definidas já que a doença pode variar de pessoa para pessoa. E mesmo com os cuidados adequados alguns pacientes acabam atingindo essa triste condição,a diferença é que com os cuidados a fase terminal deverá ocorrer mais tardiamente.

Referências bibliográficas:
www.alzheimermed.com.br
www.revistacorpore.com.br
www.igospel.org.br
www.medicinageriatrica.com.br
www.dihitt.com.br

44 comentários:

  1. Interessante! :D Estão indo bem =)

    ResponderExcluir
  2. Minha mae esta numa fase de dormir muito

    ResponderExcluir
  3. A minha mãe, já está acamada há 9 anos.

    ResponderExcluir
  4. Para muitos cuidadores, parece está no fim do poço. Me sentir assim, até que Deus abriu meus olhos e hoje, já estou cursando o último semestre de Pedagogia; um sonho que eu havia virado a página. Deus tem promessa para filhos que honra os pais.

    ResponderExcluir
  5. Nao e facil e exige muito dos cuidadores temos que pedir força pra deus e seguir em frente.

    ResponderExcluir
  6. Anjos do Alzheimeir é o que somos. É um luto diário, durante anos e anos, renunciando a nós mesmos, em prol do doente. É a mais cruel da doenças!

    ResponderExcluir
  7. Anjos do Alzheimeir é o que somos. É um luto diário, durante anos e anos, renunciando a nós mesmos, em prol do doente. É a mais cruel da doenças!

    ResponderExcluir
  8. E verdade sou enfermeiro temos que tem amor ao cuidar e não desprezo pois e uma vida

    ResponderExcluir
  9. Meus amados, boa nt. Meu pai tem 66 anos, há 8 anos foi vítima de AVC, nesses últimos dois anos ele parou de andar, de falar, de comer sozinho, de td... Vive em um real estado vegetativo. Dois meses atrás foi vítima de 2 infartos, os médicos preferiram não fazer a angioplastia p precisa (tem 90% de uma coronária obstruída), pois certamente não aguentará. Hj o tratamos nos clínicos e tal. Toma remédios focados no problema do coração e sua pressão arterial encontra-se controlada. A alimentação é só legumes + carne ou frango cozidos sem sal + suplemento (Nutren) + caldo de feijão, todos passados no liquidificador para ficar pastoso e não liquido. Compramos uma cama de hospital e pagamos uns 700 reais por ela. Pusemos aquele colchão pneumático por cima do colchão original, pois é para evitar as escaras, mas o viramos de lado sempre q possível. Uso bastante Dersane em sua pele e kolagenase em suas escaras, q teve diversas ao ficar no hospital p tratar do infarto. Semana passada veio um geriatria aqui em kz e disse q seu estágio é o último, e não adianta leva-lo ao neurologista. Mas o levaremos. Ele grita o dia todo, parece q tem alucinações, é MT triste isso. Está sendo um terror psicológico p nós, mas sabemos q para ele está pior ainda. Apesar de não conseguirmos dormir devido seus gritos, o tratamos com todo o carinho. Já voltei a fumar, parei com as corridinhas, parei até de cruzar legal, engordei 10 kg e só ando desleixado, mas nada disso se compara ao q a minha mãe está passando, mulher de fé e sempre guerreira, a vejo sempre cansada e chorando, fazendo das tripas coração. Sua pressão arterial é sempre alta, coisa q não era. Nós dois q começamos a cuidar dele, agora, graças ao Pai, seus parentes estão dando um help legal, tipo, uma é nutricionista, a outra enfermeira e tem uma outra q é fisioterapeuta, elas sempre nos fazem visita e caem p cima do coroa p ajudar. Espero q ngm passe por isso, pois é MT pauleira p a vítima e os cuidadores. Contudo, é a doença do século. Bom, só postei esse comentário p aliviar a tensão e deixar alguma dica, se válido, p alguma pessoa q, como nós, ame sua família e queira de alguma forma atenuar sua dor. Sucesso, força, paz e saúde a TDs nós, homens do bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Poise amigo também estou passando porriso mais uma noite sem dormir com os gritos da minha mãe ela ta com mau Alzheimer grita dia e noite passa tantas coisas na cabeça da jente isso é muito triste doi no coração

      Excluir
    3. Minha mãe tb está com a DA em estágio inicial.
      Choro td dia, não durmo, mal como. Sinto- me um trapo. Às vezes, nem tenho tempo para mim, pois somos sozinhas: ela é eu. Ela está com 83 anos e eu com 55 anos. Quero procurar o CVV para me aliviar dessa angústia e sentimento de culpa.

      Excluir
  10. Que deus de forças pra vcs. Que tbm estamos passando por uma situação que meu padrasto está com alzhaimer e fazendo as necessidades fisiologicapo todo canto da casa dores de cabeça direto no estômago nas pernas. Mas peço deus força e muita paciência. Mas deus está connosco muita fe

    ResponderExcluir
  11. Que deus de forças pra vcs. Que tbm estamos passando por uma situação que meu padrasto está com alzhaimer e fazendo as necessidades fisiologicapo todo canto da casa dores de cabeça direto no estômago nas pernas. Mas peço deus força e muita paciência. Mas deus está connosco muita fe

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe tambem tem Alzheimer e é muito triste, ela briga muito, esta no estagio que não tem noção do espaço do tempo, para ela faz muitos anos que os filhos não vem visitar ela, e faz dois dias, ela ja não toma banho sozinha a tres anos, eu dou, deixamos nossas vidas de lado e vivemos a dela, todo dia estamos numa casa nova para ela, as vezes eu sou filha, as vezes irmã, casamos com o mesmo marido e acreditem..o marido é o pai dela que ja faleceu a 35 anos, ela ta bem tinha diabetes e a tres anos não se elevou mais, desde que cuido dela o maximo que chegou foi 120 depois de muitos doçes, ela tem um genio forte mesmo assim ela é meu bebê. estou devolvendo a ela o que ela fez por mim quando era eu o bebê dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, minha querida!

      Excluir
    2. Então,em teu relato vi em VC. Exatamente está ocorrendo com minha mãe. É uma doença cruel. Todos os é um luto!

      Excluir
  13. Ola...faco minha tds esses depoimentos verdadeiros a unica coisa que posso falar e que Meu trabalho e dobrado....meu pai e mae tem alzhaimer e cada um de um jeito. Sou aux.enfermagem que parou de trabalhar pq meus irmaos queriam colocar no asilo e eu nao aceito nao autorizo e com isto sobrou tudo mas tudo mesmo para mim ....cuido deles da arrumacao da casa lavo as roupas de xixi faco as comidas que sao diferentes um do outro vou ao mercado bancos pagar contas levo para passear um de cadeira e o outro com bengala faco pintura para distrai-los fazemos oracao e cantamos juntos as musicas que eles gostam com direito a dancar com eles....dou muitas risadas das bobeiras que fazem e acabam rindo com minhas atitudes de crianca.......coloco os dois para dormir em camas separadas e ainda tenho animo para estar aqui lendo depoimentos de outras pessoas que passa pelas mesmas coisas e meu objetivo aqui e buscar coragem e animo e mais conhecimento das fases da doenca. Tenho 3 irmaos miram no mesmo quintal e nem ao menos falam bom dia ou como estao os velhos........tenho muita fe muito animo sou alegre brincalhona otimista e esperancosa. Acreditem se somis nos aqui que estamos cuidando dos entes amados e enfermos....e porque somos especiais fortes inteligentes aos olhos de deus e somos abencoados por ter a chance de cuidar de quem nos deu a vida e o minimo a fazer para eles e cuidar amar proteger e carregar junto esta dor fisica e emicional que ataca eles e nos cuidadores.....desejo de coracao a voces...muita forca e coragem com uma dose de alegria em tudo o que fazem para esses irmaos sofredores.....e se cuidem tambem porque a jornada muitas vezes e longa e muito estressante.....sugestao....facam caminhadas dance cante com eles...voces vao ver como e gostoso e para os acamados converse com eles so coisas alegres e coloquem musicas suave para relaxar......viva o mundo deles com alegria....bjs a todos....lolita de sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou encantada com seu carinho com seus pais ... Minha mãe tem a doença e colocamos uma cuidadora para acompanhar ela .. parabéns viu ... Um dia se eles faltarem vc estará com sua consciência tranquila ... Um grande abraço

      Excluir
    2. Minha querida Lolita,parabéns. Q o Sr Deus a abençoe sempre. Passei por situação parecida, porém não dobrada, como passa. Ia deixar alguma dicas q acho importante, como o uso de óleo Dersane ou de girassol e tal, mas vejo q é enfermeira e tem farta experiência. Desejo sucesso, força, fé, virtudes e salvação a todos os teus. Até Hj sinto sequelas do tipo psíquica, mas nada q não seja passageiro, creio. Melhoras

      Excluir
    3. Minha querida Lolita,parabéns. Q o Sr Deus a abençoe sempre. Passei por situação parecida, porém não dobrada, como passa. Ia deixar alguma dicas q acho importante, como o uso de óleo Dersane ou de girassol e tal, mas vejo q é enfermeira e tem farta experiência. Desejo sucesso, força, fé, virtudes e salvação a todos os teus. Até Hj sinto sequelas do tipo psíquica, mas nada q não seja passageiro, creio. Melhoras

      Excluir
    4. Cara Lolita, tbm vivo a mesma situacao, porem somente com a minha mae. A luta ja e dura com um, nao consigo nem imaginar como vc consegue com dois, e ainda por cima sem o suporte dos irmaos. So Deus mesmo pra dar forcas.
      Como voce, tbem cuido com todo o carinho e amor, pois sinto que temos que retribuir oque nos foi dado. Danco e canto com ela, rimos de besteiras, viro crianca junto com ela. Quando ela fica confusa ou agitada, procuro acalma-la. Tento passar seguranca, enquanto a abraco e beijo com todo o carinho do mundo.
      Que Deus continue a te iluminar. Voce e uma estrela que brilha. Que Deus te proteja sempre. Filha maravilhosa de pais maravilhosos.

      Excluir
    5. Lolita eu gostaria de, te agradecer. Muito obrigada pelo depoimento e ensinamentos.

      Excluir
  14. Boa tarde. Tudo isso que o Diogo comentou eu passei de dezembro/2013 à novembro/2014. É MUITO forte e gerou muita confusão na vida familiar. Nunca estamos preparados psicologicamente. Somente muita FÉ e misericórdia DIVINA. Se nós tivéssemos tido informações e apoio de pessoas experientes neste assunto, provavelmente teria sido menos traumático. Mas compartilhar as suas experiências e sentimentos, ajuda muito aos outros que nunca passaram por isso.
    Atualmente estamos com nossa mãe com Alzheimer e entrando nesta terceira fase. Só rezo e peço a DEUS que nos der sabedoria e muita paciência para conduzir esta situação. Mas também é muito valoroso participar destes momentos com carinho e muita reflexão sobre a VIDA.
    Felizes daqueles que cuidam dos seus Pais com amor e dedicação.

    ResponderExcluir
  15. Meu pai faleceu dia 6/03/16. Espero q todos tenham fé e força. Temos q nos cuidar ainda cedo. Vi alguns videos do médico cardiologista e nutrólogo Lair ribeiro, no YouTube, MT interessante.

    ResponderExcluir
  16. Cuidei de Meu pai que teve a doença e ficou 6 anos acamado em estado vegetativo,sem voz nem movimentos, foi MT difícil,hj cuido de minha mae, TB com a maldita doenca, parei faculdade e estagio pra me dedicar totalmente a ela,e MT doido ver a situação de demência progressiva,MTS vezes ao dar banho ela defecava na minha mao, mas suprto com amor,jamais abandonaria quem sempre cuidou de mim.

    ResponderExcluir
  17. Hum. Na boa, às vezes pensamos q a demência é devido o alzheimer mas pode nao ser. Quando puder, leve-a em um cardiologista e pessa para ele prescrever uma "ultra das carótidas", geralmente é uns R$160,00, pois sua demência pode ser devido a obstrução dessa artéria, sendo assim a demência não por alzheimer. Tenha bastante paciência, procure dividir as tarefas com outras pessoas (se possível), use duas fraldas das mais simples, use o óleo Dersane em todo seu corpo (R$30,00 cada e dura 1 mês). Mano velho, converse bastante com pessoas, o lado psicológico do cuidador geralmente é afetado. Boa sorte. Q Deus os ajude.

    ResponderExcluir
  18. Hum. Na boa, às vezes pensamos q a demência é devido o alzheimer mas pode nao ser. Quando puder, leve-a em um cardiologista e pessa para ele prescrever uma "ultra das carótidas", geralmente é uns R$160,00, pois sua demência pode ser devido a obstrução dessa artéria, sendo assim a demência não por alzheimer. Tenha bastante paciência, procure dividir as tarefas com outras pessoas (se possível), use duas fraldas das mais simples, use o óleo Dersane em todo seu corpo (R$30,00 cada e dura 1 mês). Mano velho, converse bastante com pessoas, o lado psicológico do cuidador geralmente é afetado. Boa sorte. Q Deus os ajude.

    ResponderExcluir
  19. Minha vó também sofre dessa doença. Hoje em dia é um dilema pra ela comer, só dorme e apenas sai da cama pois minha mãe a tira, não permite ela se entregar à doença. Cada dia é uma luta, cada dia presenciamos algo cognitivo dela que vai se perdendo. Como já mencionado, é uma sofrimento cotidiano e irreparável, saber que todos seus esforços serão em vão, porém não perdemos a fé e enquanto o coração dela bater, haverá cuidados. Força e fé a todos nós

    ResponderExcluir
  20. Minha vó também sofre dessa doença. Hoje em dia é um dilema pra ela comer, só dorme e apenas sai da cama pois minha mãe a tira, não permite ela se entregar à doença. Cada dia é uma luta, cada dia presenciamos algo cognitivo dela que vai se perdendo. Como já mencionado, é uma sofrimento cotidiano e irreparável, saber que todos seus esforços serão em vão, porém não perdemos a fé e enquanto o coração dela bater, haverá cuidados. Força e fé a todos nós

    ResponderExcluir
  21. Minha sogra (72 anos) tem a doença há 10 anos. Teve cuidadoras até o ano passado, mas tiveram que ser dispensadas por causa das despesas. No momento meu namorado e eu estamos cuidando dela. Apesar de estar num estágio avançado, ainda consegue comer alimentos sólidos, andar curtas distâncias e dizer frases pequenas. Tenho notado que ao evacuar ela tem tido mais dificuldade. De um ano pra cá perdeu peso rapidamente e está bem magrinha, apesar de se alimentar muito bem (ela tem um baita apetite!). Cuidar de alguém com alzheimer não é nada fácil, mas é um mega aprendizado! Há momentos de impaciência, frustração e cansaço. Por isso é muito importante que o cuidador também busque estar em equilíbrio para não adoecer.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Minha mãezinha tem Alzheimer há 10 anos. Cuidavamos dela eu e pai. Mas ele faleceu tem 1 ano e meio. Agora cuido sozinha com apoio do meu irmão. É cruel? Muito cruel. Mas apesar de tudo para aliviar um pouco o sofrimento dela, nos tornamos pessoas melhores. Desenvolvi um sentimento que não conhecia. Amor de mãe. Não tive filhos. Hj tenho uma menina linda que me chama de mamãe. É muito triste ver minha mãe regredindo a cada dia. Ela já está acamada. Tenho com.o lema: "O amor sempre será mais forte que a dor" . E eu a amo muito. Ela sempre foi uma ótima mãe. Estou apenas retribuindo a enorme dúvida de gratidão que tenho para com ela. Trato ela no dengo e no mimo. Como tratamento complementar a "beijoterapia". E assim, nestes 10 anos venho transformando tudo isso que poderia ser apenas anos de muito sofrimento, numa nobre missão. Missão de me me tornar uma pessoa melhor a cada dia. O Budismo, que eu pratico a 40 anos me ensina isso. Boa sorte a todos! 😀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana Rita,
      Tbem aprendi esse mesmo novo sentimento que voce descreve, o "amor de mae" e assim como vc, tenho a minha menina, minha maezinha querida a quem cuido com muito amor e carinho e usando sempre a sua tecnica, a de beijoterapia :-)
      A minha mae tem alzheimer ha 6 anos. Ela virou minha filhinha.

      Adoro a filosofia budista. O crescimento e o amadurecimento humano e maravilhoso. Triste daqueles que estagnam. Parabens pela sua louvavel atitute.
      abcs

      Excluir
  23. Minha mãe esta com Alzhaimer ja tem 3 anos , caiu quebrou o fêmur e esta na cadeira de rodas o médico disse q o osso esta intacto e q a cirurgia foi um sucesso mas por conta da doença é muito dificil ela voltar a andar ...ela é muito nervosa , geme muito , grita , tem alucinaçoes , delira ...as vezes acho q n vou aguentar ...é muito triste ver ela assim ...cada dia q passaao invez xe melhorar ela piora ....recentemente ela se jogou da cadeira e bateu o rosto no chão , levou tres pontos na testa , agora temos q amarrar ela na cadeira ...é uma tristesa sem fim !!

    ResponderExcluir
  24. Deixei de ser "Filha " para me tornar "Mãe ", pois é assim que minha querida mãe me chama agora, cuido dela em minha casa a sete meses, e é uma verdadeira criança, agora está na fase que come e esquece que comeu, sai da cama vai atá a sala , e pede para ir dormir novamente não sabe direito o que quer, acordo a noite com ela gritando e me chamando de mãe pelo simples fato e não querer ficar sozinha, diz coisas sem nexo . Peço a Deus todos os dias para que eu tenha força e coragem para cuidar bem dela essa coragem que digo é que eu não me canse que esteja sempre disposta pois o cuidado é dia e noite.

    ResponderExcluir
  25. Boa.também cuido da minha sogra .ela não anda e nem fala usa uma sonda (gtt) para se alimentar mas cada dia que passa está vegetando .sinto que ela está sofrendo muito .já ficou internada 3 vezes esse ano.proucuro ajudar meu marido para com ela .tento dar o melhor de mim mas é difícil. Só peço a Deus que me ajude.

    ResponderExcluir
  26. Tenho minha vozinha acamada a 10 anos.Cuido com carinho todos os dias dela com muito amor. Nunca imaginei que eu iria sofrer tanto de ver meu anjo assim. Estou ficando cada dia mais triste de ve-la assim, mas a amo demais e sei que ela com toda sua limitação sente isso. Nunca vou deixa-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens, o amor que sentes pela sua avo e muito lindo de ver. Com certeza que ela aprecia tamanho carinho e dedicacao. Que Deus te abencoe e ilumine. Sua avo realmente deve ser um doce de pessoa para ter sido abencoada por tamanho amor vindo de um neto (a). Abcs

      Excluir
  27. gente também quero contar a minha luta. vai fazer 4 anos que a minha mãe foi diagnosticada com alzheimer. desde então que o sofrimento é grande, foram já muitos surtos. ela ficava totalmente surtada, sem dormi, alucinada, gritando e esculhambado tudo e todos. já houve uma verdadeira peregrinação a geriatras e psiquiatras.e nem uma melhora. teve uma época que todos os dias ela sofria uma queda, conto com a ajuda de uma cuidadora 8 hs por dia , que eu tenho que paga=la e uma irmã que ajuda quando quer e uma fisioterapeuta que eu tambem tenho que laga-la. agora devido uma queda ela não anda mais, é da cadeira de rodas pra cama. e pesa 80 kl.
    só Deus sabe a minha luta.pois trabalho, cuida da minha casa. meu marido já é idoso também, e que eu também preciso dar a a atenção a ele também. é muito difícil. não é fácil, só conto com Jesus, tenho problemas de saúde, mais ele me prende de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So Deus para dar forcas a tamanha luta... Mas apesar de tudo, procure, um momentinho que seja, para decansar sua cabeca, fazendo algo que vc goste, nem que seja atraves de uma simples caminhada, pois sem isso voce acabara se sentindo ainda mais sobrecarregada, correndo riscos de inclusive adoecer. E para seguir nessa dificil missao, e preciso estar forte. Que Deus te abencoe e parabens pela sua dedicacao. Digo porque tbem tenho minha mae, portadora da doenca de alzheimer, a quem venho cuidando com muito amor ha 6 anos. Abcs

      Excluir
  28. Minha amada vó está na ultima fase do Alzheimer. Eu acompanho desde os primeiros lapsos de memoria, o diagnóstico, tratamento,fim do tratamento. Diversas fases:esquecer o que fez, o que não fez,a casa,as pessoas da família,os movimentos. Fases agitadas de querer agredir quem cuida de ficar nervoso com quem está por perto. Dificuldades de engolir de ir sozinha fazer as necessidades de tomar banho de andar de falar. Da pessoa ativa e independente depender de tudo. O não querer usar fraldas da comida pastora. A sonolência, o não abrir mais direito os olhos de so conseguir dar dois passos da cadeira de rodas de só responder Humm... as primeiras internações e se prostrar e não responder mais e só dormir... E todo o cansaço de ter cuidado uma vida inteira se transformar em um desejo de ver por mais tempo...tempo esse que não corre a favor...cuidaria mais, cansada mais, se dedicaria mais só para não ter que dizer Adeus!

    ResponderExcluir
  29. Sou Charlotte Johnson, 65 anos, aqui em Alberta, Canadá. Com o novo remédio à base de ervas que comprei do Dr. James, o remédio à base de ervas, a África Ocidental, era minha única maneira de me livrar do meu Alzheimer, o remédio à base de ervas reverteu minha condição e aliviou todos os sintomas. No início, estava muito hesitante em falar sobre meu Alzheimer, mas espero que ainda possa ajudar alguém. Acho que esta será uma informação muito importante para todos os pacientes com Alzheimer, porque o elemento mais violento da sociedade hoje é a ignorância. Seja em qualquer condição, uma dieta saudável e remédios de ervas e raízes naturais do Dr. James são o caminho para uma recuperação rápida. Eu sofri de Alzheimer por muitos anos, lutei por recomendações médicas adequadas, cuidados e todas as formas de tratamento humano com pouca melhora. Passei por muitas noites sem dormir e por períodos de intensa tristeza, como a maioria das famílias. Fui recomendado por um amigo para usar o remédio de ervas do Dr. James para o meu Alzheimer com grande esperança e segurança. Eu nunca duvidei do meu amigo, mas para contatar o Dr. James. E comprei seu remédio de mistura de ervas que foi eficaz e finalmente sinto que meu Alzheimer desapareceu sem mais sintomas. Ele também me disse que conseguiu curas para doenças como doenças pulmonares, doenças renais, verrugas, transtorno bipolar, herpes zoster, HPV, ALS, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA, HIV / AIDS, vírus do herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, demência, câncer de pele, .Câncer testicular, Leucemia, HEPATITE A, B, C, Contate o grande em seu e-mail DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM Com medicamentos fitoterápicos Dr.James para Alzheimer , confie que é a cura permanente para o Alzheimer e você vai testemunhar como eu, obrigado a todos.

    ResponderExcluir