quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Alipoproteína E ( ApoE) Relacionada a DA


A alipoproteína E(ApoE) é uma glicoproteína composta por 317, aminoácidos sendo uma das principais proteínas do plasma humano, além de ser a principal alipoproteína do cérebro , ela pode ser classificada em 3 tipos: ApoE2, ApoE3 e ApoE4, cada pessoa herda um gene ApoE de cada um dos pais, e sua frequência é de aproximadamente 8%, 78% e 14% respectivamente.
Receptor de LDL, atuação do HMG.CoA redutase e reciclagem do colesterol.

Localizada no cromossomo 19, é sistetizada primeiramente por astrócitos (células do tecido nervoso) do cérebro. Uma de suas funções é capturar o colesterol e os triglicerídeos dos detritos celulares, fazendo o transporte dessas moléculas para as células neuronais (e outros diferentes tecidos), onde são ultilizadas na formação das membranas sinápticas, além de ser o principal componente das lipoproteínas de muito baixa densidade(VLDL), e de outro grupo de alta densidade(HDL).


Pessoas que herdam a ApoE4 tem uma probabilidade maior de desenvolver a doença de Alzheimer de início tardio, lembrando ressaltar que esse não é um componente necessário para se desenvolver a doença, sendo apenas classificado como um fator de risco.
Existem possíveis causas que poderiam estar associando a DA com A ApoE4. Uma delas seria a de que a beta-amilóide (Ab) solúvel estaria interagindo com a ApoE, estando associada a uma partícula lipídica, sofrendo endocitose mediada por um receptor. Por intermédio de enzimas as lipoproteínas são digeridas em um compartimento lisossômico, onde há a liberação de colesterol para a célula, já nos lisossomos, uma parte de ApoE-Ab é degradado, o resto da molécula continua associada e a Ab que se agrega a fibrilas amilóides que são secretadas de volta para o meio extracelular. A ApoE4 tem uma melhor interação com a Ab, do que com os demais tipos, podendo acelerar o processo.
Processo de apoptose neuronal por intermédio de ApoE4.
Outra maneira de buscar uma explicação é onde a, ApoE facilita diretamente a entrada de Ab, no meio intracelular, aumentando também a taxa de produção de beta-amilóide, intermediada pelo aumento de colesterol, esse é liberado na membrana celular. A alipoproteína tende a conter mais colesterol, o que aumenta a taxa de esterol intramembranar promovendo uma alta na taxa de produção de beta-amilóide, que é liberada no meio extracelular.
Apesar dos diversos estudos que apontam para essa proteína, há muitos mistérios a serem desvendados, com esse avanço, os achados genéticos poderão ser utilizados no diagnostico precoce da demência, no seu tratamento e ate mesmo na elaboração de estratégias de prevenção. Porém como já dito antes aqui somente a ApoE é insuficiente para o diagnostico de Alzheimer.




Referencias Bibliográficas:
www.scielo.br
Livros:
-Genética molecular Humana- Mecanismos das doenças herediatárias- Autor: Jack J. Pasternack
-Tudo sobre donça de Alzheimer- Respostas ás suas dúvidas- Autores: Harry Cayton, Dr.James Wariner e Dr. Nori Graham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário