quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Teste do fluído espinhal pode detectar a doença.



Um novo estudo revela que um teste líquido do fluído espinhal pode ser bastante preciso em identificar pacientes que estão a caminho de desenvolver a doença.
O mal de Alzheimer se mostra uma doença silenciosa, pois especialistas afirmam que a doença se inicia em um período muito precoce até os primeiros sintomas. Sendo assim, um diagnóstico pode evitar que seja tarde demais para salvar o cérebro.
Devido a má reputação do modo em que o fluído é extraído, há ainda muitos questionamentos acerca do assunto, pois o método de punção lombar causa desconforto e irritação dos pacientes, além disso não se sabe a segurança do método, pois este, pode variar de consultório para consultório sendo assim deve haver uma aceitabilidade do paciente envolvido.
(punção lombar)

As opiniões são distintas, pois alguns especialistas se dizem contra, pelos riscos envolvidos, e outros estudiosos se encontram a favor do teste, pois segundo eles, esta decisão cabe a uma relação médico e paciente, além disso, o teste seria um bom diagnóstico efetivo da doença.
O estudo analisou fluidos espinhais de pessoas com DA e quase todas as pessoas analisadas apresentaram um nível característico das proteínas beta amilóide e tau que se acumulam nas células nervosas mortas encontradas no cérebro.
O estudo revelou um número considerável no número de pessoas que após 5 anos desenvolveram a doença, aproximadamente 3/4, e cerca de 1/3 os médicos acreditavam que chegariam a desenvolver problemas de memória em um maior espaço de tempo.
De acordo com a hipótese mais aceita do Alzheimer, o acúmulo dessas proteínas é necessário para o desenvolvimento da doença, e que a interrupção das mesmas ocasionaria uma parada no desenvolvimento da doença.
Há previsão do teste ser comercializado e este apresenta uma evolução das pesquisas que envolvem a doença e sua cura.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário