segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alzheimer poderá ser diagnosticado por exame de sangue

Nos EUA, pesquisadores desenvolveram uma forma de usar o sistema imunológico para testar a DA (doença de Alzheimer) através de um exame de sangue. O teste procura anticorpos ou proteínas do sistema imunológico que protegem o organismo de ataques invasores, de modo a detectar os primeiros sinais da doença. Moléculas sintéticas chamadas peptóides, que são usadas como substitutos do antígeno, são capazes de detectar a presença de anticorpos reativos a proteínas específicas do Alzheimer.
Os resultados foram que 3 delas reagiram fortemente com o sangue dos 6 pacientes com Alzheimer, mas não com o sangue de pessoas saudáveis .
Thomas Kodadek, do Instituto de Pesquisa Scripps na Flórida, testou várias amostras depois dessa, incluindo o sangue de pessoas com disfunção cognitiva leve, um sintoma do Alzheimer nos primeiros estágios, e o teste continuou eficaz. O exame foi feito no sangue de 200 pessoas idosas que não sofrem de demência, e constatou  que 8% tinham elevadas concentrações dos mesmos anticorpos em pacientes com Alzheimer, o que sugere que o teste pode ser eficiente para prever o aparecimento da doença.

Além disso, cientistas do Canadá criaram um diagnóstico bioquímico para identificar a doença também através de uma amostra de sangue. O exame baseia-se na produção de um hormônio cerebral, chamado de hidroepiandrosterona (DHEA). Este hormônio está presente em altos níveis no cérebro, onde ele tem grandes efeitos biológicos. Conseguiram induzir a produção de DHEA utilizando um processo químico de oxidação no sangue colhido de pacientes sem Alzheimer. Entretanto, a oxidação do sangue de pacientes portadores da DA não resultou em um aumento do DHEA. 

Molécula do hormônio DHEA


Atualmente, o diagnóstico da DA segue uma sequência histórico familiar, informações do paciente, avaliação mental e exame físico com foco em sinais neurológicos. Estas descobertas descritas anteriormente poderão permitir a detecção do mal de Alzheimer com grande precisão em seus estágios iniciais. 



Referências Bibliográficas:
-www.sciencetolife.com.br
-www.oglobo.globo.com
-www.cuidardeidosos.com.br

Um comentário: