quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma alimentação saudável pode prevenir contra o Alzheimer

Uma alimentação saudável é fundamental na prevenção contra o Alzheimer . Um exemplo disso são os nutrientes presentes em azeites, nozes e vegetais, que exercem uma proteção sobre o cérebro.

Pesquisa feita pela Universidade Columbia, Estados Unidos, e publicada na revista científica Archives of Neurology, mostra que uma alimentação rica em azeite de oliva, nozes, peixes e algumas frutas e vegetais pode proteger contra o Alzheimer.

“Os benefícios da alimentação estão mais relacionados ao papel dos antioxidantes que evitam a deposição de radicais livres nos neurônios”, explica o neurologista Paulo Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo. Isso provoca a morte dessas células, levando a doenças como o Alzheimer. “No entanto, o estresse também tem um papel no desenvolvimento dessas doenças”, lembra o neurologista.

Os pesquisadores colheram informações de 2.148 voluntários com mais de 65 anos e os avaliaram por quatro anos. A cada 18 meses, eles eram testados para detectar o Alzheimer. Foi observado que os que consumiam maior quantidade de alimentos como tomates, vegetais de folhas verdes escuras e crucíferos (como o brócolis) tiveram um risco 40% menor de desenvolver a doença que os outros integrantes. Esses alimentos são ricos e ácidos graxos, ômega 3 e 6, vitaminas E e B12, nutrientes relacionados a benefícios como a prevenção do envelhecimento. A dieta das pessoas também era pobre em carnes vermelhas e gorduras saturadas.



Referencias bibliograficas

http://www.google.com.br/search?q=alimenta%C3%A7%C3%A3o+previne+alzheimer&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário