quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ômega 6 pode destruir neurônios

Pesquisadores do instituto para Doenças Neurologicas Gladstone, na Califórnia, acharam indícios de que ômega 6, ácido graxo presente em ovos, nozes e oléos vegetais, pode causar prejuízos a memória. Essa substância vinha sendo promovida como parte de uma dieta saudável por reduzir o colesterol, no entanto testes feitos com ratos mostram que algumas células do cérebro foram destruídas. O ômega 6 interfere na membrana que protege o cérebro de toxinas, na experiência feita com ratos, células responsáveis pela memória foram destruídas. Mediram-se os níveis de ômega 6 no cérebro e comparam com grupos de ratos criados com a doença de Alzheimer.

– A mudança mais chocante que observamos nos ratos com Alzheimer foi um aumento do ácido araquidônico no hipocampo, centro de memórias que é afetado de forma avassaladora pela doença – explicou Rene Sanches-Mejia, cientista que liderou o estudo.

Esse ácido produz uma membrana entre o cérebro e o sangue que age como um filtro, protegendo os neurônios de substâncias perigosas presente na corrente sanguínea, e o consumo exagerado desse ácido pode ser extremamente prejudicial, mas diminuir o consumo de ômega 6 previne o desenvolvimento da doença.
Estudos mostram que a Doença de Alzheimer está associado ao acúmulo de placas de proteína em partes essências do cérebro. Elas afetam a enzima que separam o ácido aranquidônico em vários elementos químicos, descobriram ainda que quando a enzima é bloqueada os ratos tem menor nível de ácido em seu cérebro, assim acabam não desenvolvendo problemas de memória e comportamento.
Apesar dos resultados a diretora da ONG britânica Alzheimer's Research trust, Rebecca Wood, diz que os resultados devem ser encarados com cautela, as pessoas não devem começar a excluir ácidos graxos da dieta.

– Ninguém deveria fazer uma mudança drástica – alerta. – Melhorar a dieta em geral é sempre uma boa tentativa de se prevenir o mal de Alzheimer.

Referências bibliográficas:
http://integras.blogspot.com/2008/12/pesquisa-sobre-alzheimer-conclui-que.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário