terça-feira, 29 de novembro de 2011

A importância do Cuidador e dos Grupos de Apoio

O Alzheimer é uma doença do envelhecimento como já havia sido tratado aqui no blog antes, e infelizmente mais comum do que pensamos. Em um momento como esse tanto na vida de quem descobre a doença, quanto de familiares e amigos próximos, a descoberta da demência é um impacto muito grande, além de ocasionar uma série de mudanças no cotidiano de todos. Muitas vezes a mudanças drásticas podem gerar vários conflitos, desestruturando em alguns sentidos a vida das pessoas envolvidas tanto emocionalmente, financeiramente, dentre outras coisas, uma família que tem que lidar com a nova realidade.
É importante saber que além dos portadores de Alzheimer, os cuidadores também necessitam de auxilio, que os oriente em como lidar com o portador e o que fazer, por isso além de consultas médicas, é aconselhável uma ajuda extra. Grupos de apoio podem ser uma solução viável, além de ajudarem a cuidar do doente também dão suporte ao cuidador, que tem papel fundamental no auxilio ao doente.

O CUIDADOR
Na grande maioria da vezes o cuidador, assume um papel que foi imposto a ele pela circunstância, e não por algo que ele aparentemente escolheu , mesmo ele tomando para si a responsabilidade de cuidar de alguém com a doença de Alzheimer. Porém assumir uma responsabilidade desse tamanho não é uma tarefa fácil, ainda mais quando uma pessoa apenas assume essa função.
Na maior parte dos casos, esse cargo é ocupado por mulheres próximas ao portador de Alzheimer, mas principalmente por alguém que já mora com o idoso.
Para a pessoa que assume essa tarefa é importante conhecer e aprender sobre a doença, como por exemplo: quais os principais sintomas, as fases, o que pode ser prejudicial, a doença no contexto geral. Para o trabalho do cuidador também é importante haver planejamento , pois além de cuidar de outra pessoa o cuidador deve se prevenir de forma que ele tenha uma qualidade de vida boa, o que é necessário para cuidar de outra pessoa. Assim o trabalho do cuidador se tornara muito mais eficiente, melhorando o cotidiano de ambas as partes, em toda a demência.
Para quem cuida do doente, além do tempo dedicado ao portador de Alzheimer, é importante um tempo dedicado a ele mesmo, um período de férias, um tempo pra descanso, distrações e diversão poder ser extremamente importante para uma boa relação entre o cuidador e o paciente.

GRUPO DE APOIO
Hoje no Brasil o grupo de assistência mais conhecido é a Abraz- associação brasileira de Alzheimer, que é uma entidade privada de natureza civil. Oficializada em 16 de agosto de 1991, atualmente com 18 regionais espalhadas pelo país e membro da ADI Alzheimer's Disease International, tem como missão, "Ser o núcleo central de todos aqueles envolvidos com a doença de Alzheimer e outras demências, reunindo familiares, cuidadores e profissionais. Oferecendo meios de utilização, permitindo intercâmbio e apoiando ações voltadas ao bem estar do portador, da família, do cuidador e do profissional".
Das diversas atividades que o grupo realiza esclarecimentos e divulgação, a respeito da doença, bem como a implantação e a expansão das ações através das Regionais e das Sub-Regionais da ABRAz. Outros objetivos também são almejados pela associação como:
· Representar os interesses das pessoas com demencia junto ao governo federal, estadual e municipal Implantar e implementar grupos de apoio.
· Ministrar cursos de atualização.
· Produzir material informativo.
· Organizar congressos e jornadas.
· Esclarecer dúvidas e orientar quanto aos procedimentos voltados ao atendimento do paciente.
· Implementar e expandir as ações através das Regionais, Sub-Regionais e Grupos de Apoio.
(Dados, retirados do site da instituição, Abraz)
A associação também realiza reuniões com o intuito de oferecer às famílias apoio e informação específica relativos à demência. Os grupos podem ser extremante importantes pois, um grupo de apoio pode fazer uma pessoa que convive com a doença de perto se sentir mais controle, da sua vida, a partir do momento que entende melhor o funcionamento da doença, além de poder também trocar experiências com outras pessoas que vivem a mesma realidade.


Referencias Bibliográficas:
www.abraz.com.br
Livro: convivendo com o Alzheimer manual do cuidador-
Autor: Márcio F. Borges - médico geriatra e coordenador da Sub-regional da ABRAz
Juiz de Fora - MG

2 comentários:

  1. ~Gostei muito do blog e da matéria do cuidador-paciente. Sou cuidadora de minha mãe há 09 anos e na condição de filha única e mãe de dois filhos (9 e 18 anos), líder de família. No início não foi nada fácil, pois pra agravar tudo, minha mãe é portadora do TOC desde a juventude dela, e por anos ninguém sabia dessa doença. Achávamos que era um estado nervoso. Sou artista plástica e meu próximo e breve trabalho será sobre o Mal de Alzheimer, o que torna minha proposta verdadeira e em tempo real. Espero poder postar o resultado do meu trabalho de arte no blog, para que muitas pessoas prestem atenção no que "incomoda" aos familiares que ainda vejo, tem certo preconceito e meio que escondem o fato do paciente ter este mal. ´/e preciso desmistificar e lutar por dias melhores e mais felizes para o cuidador e o paciente. muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. A mais ou menos 2 anos descobrimos que a minha irmã, Ana helena Catena, tinha EM e bem grave com incontinências, depressão , alguma demência e t. bipolar. Começamos uma luta com ela utilizando cuidadores e até que foi internada em uma clinica . Durante esse caminho e por necessidade, acabamos tendo a ideia de montarmos um local onde acolhermos pessoas com deficiência de mobilidade, EM, entre outros, cujos familiares necessitem trabalhar e os mesmos passem o dia conosco na companhia de outros idosos com diversos cuidados . Contamos com apoio de fisioterapeuta, recreacionista, musicoterapeuta e a nossa casa conta com recursos de cromoterapia e aromaterapia. Tudo para criar o melhor ambiente para o nosso idoso. Na nossa equipe direta, temos técnica de enfermagem, auxiliares e cuidadores formados.

    Gostaria de poder contar com a sua visita no nosso site e o prazer de um contato com vocês.

    Franco Catena
    =======================================
    Centro de Convivência do Idoso Villa dei Fiori
    Rua Luiza Canero, 354 - Agua Rasa - São Paulo
    Tel.: (11) 2538-5639 - (11) 28128105
    Cel: (11) 982021562 (TIM)
    Http://www.ccvilladeifiori.com.br
    =======================================

    ResponderExcluir