quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROTEÍNA TAU E O ALZHEIMER

Pesquisadores vem discutido durante algum tempo se o emaranhado Tau e as placas beta-amilóide são a causa primária do Alzheimer. As placas beta-amilóide já foram tratadas em posts passados, agora é a vez de falar um pouco mais sobre a proteína Tau, também já citada anteriormente.
A proteína Tau é um importante componente do citoesqueleto neuronal, encontrada nos axônios e sendo responsável pela estabilização dos microtúbulos. Estes microtúbulos são cilíndricos poliméricos ocos compostos de proteínas chamadas tubulinas. Além de sustentação, os microtúbulos desempenham papel na comunicação e no processamento de informação celular.

Neurônio mostrando seus microtúbulos e a estrutura tridimensional evidenciando as proteínas Tau e tubulinas.

Um grupo de cientistas da Universidade de Northwestern descobriram que a proteína Tau deve estar presente para permitir que a beta-amilóide induza a degeneração das células cerebrais, recorrente na DA. Ao analisarem a composição do citoesqueleto dos neurônios com pouca proteína Tau eles encontraram uma rotação rápida dos microtúbulos. Os resultados sugerem que os neurônios capazes de manter a composição dos microtúbulos com rotação rápida conforme envelhecem, podem ser resistentes à neurodegeneração.
Em pacientes com Alzheimer, a proteína Tau se encontra em estado anormal, hiperfosforilado, o qual dá origem a filamentos helicoidais pareados que integram os emaranhados neurofibrilares.


Estrutura tridimensional da proteína Tau.


Há evidências de que o estado de fosforilação é modificado pelos produtos metabólicos das diversas enzimas (PLA2) que participam de processos fisiológicos importantes do cérebro. Em uma pesquisa feita, a PLA2 foi inibida para testar seus efeitos sobre o estado de fosforilação da proteína Tau. Os resultados mostraram que a inibição da PLA2 leva a um aumento específico da fosforilação da Tau no resíduo da serina 214. Isto reforça a ideia do papel da PLA2 na fisiopatologia da Doença de Alzheimer, na qual a redução da atividade enzimática tem relação com parâmetros clínicos e neuropatológicos da demência.



À esq. microtúbulos em neurônio saudável. À dir. neurônio danificado com a presença da proteína Tau hiperfosforilada.


Referências bibliográficas:
www.emedix.uol.com.br
www.teses.usp.br
www.revistaepoca.globo.com
www.territorioscuola.com



12 comentários:

  1. u.u tenho 16 anos e pretendo ser uma neurocirurgiãm espero esta no caminho certo to estudando dez de ja para a faculdade e para minha profissão bom quero saber isso é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
  2. Filho,estude muito,e aprenda a escrever corretamente,se não,nem no vestibular você irá passar!
    -Aluno de Medicina

    ResponderExcluir
  3. Aliás,para se tornar um neurocirurgião,você tem que ser no mínimo,um gênio!

    ResponderExcluir
  4. Não penso ser necessário uma pessoa ser "gênio" para ser um excelente profissional. Quando a escrever corretamente isso se aprende e ele ainda tem 16 anos, faltam bem uns 2 anos para que ele faça um vestibular e para você aluno de medicina que falou de ortografia correta a vírgula é usada próxima a palavra esquerda, mas a palavra a direita tem que ter um espaço.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, não precisa de nada disso não, cara. Aluno de medicina não é diferente de outro aluno de qualquer outra área, e falo isso porque também faço medicina. É por ter gente pensando desse jeito que no Brasil tem tantos médicos medíocres. Com certeza estudar é o melhor caminho sim, aliás, o único. E relaxe, que se você já está estudando, esses erros de português se corrigem ao longo do seu esforço. ;)

    ResponderExcluir
  6. E a propósito, esse "senão" é junto. Erros em uma língua tão complicada como a nossa todo mundo comete.

    ResponderExcluir
  7. Isso aí!! Estude muito, com certeza, mas seja sempre curioso e determinado, pois essas características são necessárias para construirmos uma carreira profissional. Espero que você alcance seus objetivos. Hoje estou fazendo um trabalho universitário sobre o Alzheimer, doença que quero me dedicar à estudar depois. Avante

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi!! Tenho um trabalho de faculdade que terei que fazer uma estrutura tridimensional de uma proteina e queria saber qual o material que foi usado para fazer essas estrutura que esta na imagem . Obrigada

    ResponderExcluir